Universidade do Porto

UP

  • Público
  • Membro de
  • PORTO Praça Gomes Teixeira. 4099-002 Porto Porto.
  • 2.265 professores
    1,3 professores por aluno

    Fonte: Wikipedia 26/02/2016
  • 30.640 alunos
    13,5 alunos por professor

    Fonte: Wikipedia 26/02/2016
  • 1.693 pessoal Admin. e Serviços (PAS)
    Fonte: Wikipedia 26/02/2016

Estudos destacados

Arqueologia

  • Licenciaturas

O curso tem como objetivo formar Arqueólogos, com sólida formação teórica e método de trabalho, detentores de aptidões profissionais que lhes permitam desempenhar várias tarefas na área de Arqueologia e do Património Cultural, nomeadamente nas vertentes da pesquisa e investigação científica, da gestão e da salvaguarda. Pretende-se que o estudante: - Seja capaz de lidar com informação...

3 anos  |  Pólo III - Campo Alegre (Porto)

Arquitectura

  • Licenciaturas

6 anos  |  Diurno  |  Pólo III - Campo Alegre (Porto)

Arquitectura Paisagista

  • Licenciaturas

- O objectivo da Licenciatura em Arquitectura Paisagista é dar uma formação de base em áreas de natureza científica e artística tendo em vista a preparação de profissionais aptos a ingressar num 2º ciclo de Arquitectura Paisagista ou noutros segundos ciclos que reclamem uma preparação multidisciplinar de base. Os licenciados em Arquitectura Paisagista adquirem competências de apoio à gestão de...

3 anos  |  Pólo III - Campo Alegre (Porto)

Artes Plásticas

  • Licenciaturas

4 anos  |  Diurno.  |  Pólo I - Centro da Cidade (Porto)

Astronomia

  • Licenciaturas

O primeiro ciclo de estudos proporciona uma sólida preparação, marcadamente interdisciplinar e alicerçada na Matemática, Física e Ciência de Computadores que é essencial para trabalhar em Astronomia. Visa ainda dotar o aluno de um conjunto de conhecimentos, ferramentas e técnicas básicas próprios da Astronomia. Esta formação promove a interdisciplinaridade, ingrediente fundamental para a...

3 anos  |  Diurno.  |  Pólo III - Campo Alegre (Porto)

Biologia

  • Licenciaturas

- A Licenciatura em Biologia está organizada de modo a fornecer formação teórica e prática (laboratorial e de campo) nas principais áreas da Biologia, incluindo Biodiversidade, Biologia Humana, Ecologia, Evolução, Fisiologia, Genética e Microbiologia, abordados nos aspectos clássicos e modernos decorrentes da Biologia Celular e Molecular, Bioquímica e Biotecnologia.

3 anos  |  Diurno  |  Pólo III - Campo Alegre (Porto)

Bioquímica

  • Licenciaturas

3 anos  |  Pólo I - Centro da Cidade (Porto)

Ciência da Informação

  • Licenciaturas

Ao abrir em 2001/2002 a primeira Licenciatura em Ciência da Informação, a Universidade do Porto pretendeu garantir uma formação adequada à nova realidade da Sociedade da Informação em que os profissionais dos arquivos e das bibliotecas, os administradores de dados e sistemas de informação e, em geral, os gestores de informação nas organizações desenvolvem a sua atividade.

3 anos  |  Pólo III - Campo Alegre (Porto)

Ciência de Computadores

  • Licenciaturas

Os Licenciados adquirem competências nas áreas de programação, fundamentos, sistemas de informação, administração de sistemas e redes, e tecnologias web, e capacidade para, por si ou em equipa, desenvolver aplicações computacionais de razoável dimensão, sabendo fazer a escolha apropriada de algoritmos, linguagens, bibliotecas e interfaces com o utilizador.

3 anos  |  Pólo III - Campo Alegre (Porto)

Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia

  • Licenciaturas

O curso de 1º ciclo em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia, tendo como base um protocolo assinado pelas Faculdades de Letras, Engenharia, Belas-Artes e Economia, pretende combinar uma formação em Humanísticas (Ciências Sociais) com a vertente das novas tecnologias da informação e da comunicação e as dimensões estética e gráfica.

3 anos  |  Diurno.  |  Pólo II - Asprela (Porto)

HISTÓRIA

Fundada em 1911, a Universidade do Porto é uma instituição de ensino e investigação científica de referência em Portugal, figurando hoje entre as 150 melhores universidades europeias nalguns dos mais importantes rankings internacionais do Ensino Superior.

Combinando um ensino de qualidade, focado nas vocações individuais e nas necessidades do mercado, com o estatuto de maior “berço” científico de Portugal, a U.Porto é uma instituição empenhada em traduzir em mais-valias para a sociedade o talento e a inovação que povoam as suas 14 faculdades, uma business school e mais de 50 centros de investigação.

É ali que se move a mais rica comunidade académica de Portugal, resultado do encontro dos melhores estudantes do país com um corpo docente e científico altamente qualificado e um número crescente de estudantes, docentes e investigadores internacionais. Tudo isto num conjunto de polos universitários fortemente integrados na cidade e equipados com infraestruturas que garantem a melhor experiência académica, científica, mas também social e cultural.

RANKINGS

Ranking Shanghai Jiao Tong
Posição: 301 - 400

Ranking The Times
Posição: 351 - 400

Prémios

Os prémios na Universidade do Porto visam distinguir membros da comunidade universitária e, em alguns casos, antigos alunos, personalidades ou instituições externas.

Os prémios escolares visam incentivar e distinguir os melhores alunos em determinadas condições regulamentadas para cada um.

Estes prémios são atribuídos pela Universidade, pelas Faculdades ou por instituições externas à Universidade.

Os prémios têm um regulamento onde consta informação de:

Os prémios podem ser atribuídos a um só aluno, ou ser atribuído a vários alunos no mesmo ano.

Por vezes, os prémios não têm critérios de escolha do melhor aluno muito fáceis de aplicar hoje em dia, por exemplo, o prémio “Nuno Salgueiro” atribuído aos alunos da licenciatura em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia, e que deve ser concedido ao aluno mais pobre entre os mais distintos do último ano (5º ano).

A maioria dos prémios escolares são atribuídos anualmente a partir do ano da publicação do regulamento, podendo existir alguns que não tenham periodicidade anual obrigatória, habitualmente os de instituições externas, como é exemplo o Prémio D. Ana Caetano, que depende do pedido da Fundação Salvador Caetano à Universidade para indicar os alunos em condições de receber o prémio.

Existem ainda prémios na Universidade do Porto que visam distinguir boas práticas e acções inovadoras.

 

Acontece na Universidade

A U.Porto faz ensino e investigação em todas as grandes áreas do saber, dispondo de 14 faculdades nas áreas de Arquitectura, Artes e Humanidades, Engenharia e Tecnologias, Ciências Exactas, Ciências Naturais, Ciências da Saúde, Ciências Sociais, Desporto e Direito e ainda de uma Escola de Negócios.

Com cerca de 30 mil estudantes em todos os níveis de ensino, a U.Porto é a maior universidade portuguesa. Destes, 2275 são estudantes de doutoramento e 17140 são estudantes de mestrado, o que significa que cerca de 65% dos estudantes da Universidade do Porto são estudantes de pós-graduação. Este facto afirma, cada vez mais, a Universidade do Porto como uma universidade de investigação.

Desenvolvem actividade na Universidade do Porto 1895 docentes e investigadores em tempo integral, dos quais 75% têm o grau de doutor.

A U.Porto é uma das mais atractivas universidades em Portugal. Com efeito, 7045 estudantes escolheram em primeira opção uma das 4025 vagas oferecidas pela Universidade do Porto, o que elevou para 154,2 a média ponderada de ingresso do último colocado, sem dúvida o melhor desempenho nas universidades portuguesas.

Tendo como referência a excelência no ensino, a U.Porto permite escolher entre mais de duas centenas de cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento em todas as grandes áreas do conhecimento. Destes, 140 são cursos de mestrado e 50 de doutoramento. No último ano, 243 estudantes obtiveram o seu diploma de doutoramento e 2009 estudantes o seu diploma de mestrado.

A U.Porto é uma universidade aberta ao mundo: no último ano lectivo, 2423 estudantes de 61 países estudaram na U.Porto dos quais 1225 em programas de mobilidade estudantil. 877 estudantes da Universidade do Porto fizeram também programas de mobilidade em universidades estrangeiras.

Em 2011, 10% dos estudantes da Universidade do Porto serão estrangeiros, o que contribuirá para reforçar na universidade o ambiente cosmopolita que caracteriza as grandes universidades internacionais.

A U.Porto está dotada de serviços e equipamentos de apoio social, cultural e desportivo de elevada qualidade: 9 residências, 12 cantinas, 2 estádios e outros equipamentos desportivos asseguram um ambiente propício à vida académica nos diferentes pólos universitários.

A Universidade do Porto integra todos os rankings internacionais mais reconhecidos, aparecendo na maioria deles como a primeira universidade portuguesa. Em 2011, ano em que completará os 100 anos da sua criação, a Universidade do Porto pretende posicionar-se entre as 100 melhores universidades europeias.

Admissão

As candidaturas aos cursos de 1.º Ciclo (licenciaturas) e mestrados integrados da Universidade do Porto estão sujeitas aos procedimentos gerais de acesso e ingresso no Ensino Superior em Portugal, através de diversos concursos e regimes com regras próprias. Em 2015/2016, vigoram os seguintes vias de acesso:

Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior

Regimes Especiais

Concursos Especiais

Exame de admissão

1ºs Ciclos (Licenciaturas) e Mestrados Integrados

As candidaturas aos primeiros ciclos (licenciaturas) e mestrados integrados da Universidade do Porto estão sujeitas aos procedimentos gerais de acesso e ingresso no Ensino Superior através de distintos concursos e respectivos regimes (ver Vias de entrada no Glossário Académico). Para cada um desses concursos são definidas e aprovadas anualmente as respectivas vagas, de acordo com os diplomas legais que os regem.

2ºs Ciclos (Mestrados) e 3ºs Ciclos (Doutoramentos)

O acesso e ingresso nos 2ºs ciclos (mestrados) e 3ºs ciclos (doutoramentos) está sujeito a candidatura a efectuar directamente nas Faculdades e Escolas da Universidade do Porto, onde poderá ser consultada a documentação respectiva. O mapa geral das vagas para os 2ºs ciclos e 3ºs ciclos da U.Porto pode ser consultado aqui.

A UPorto oferece ainda um conjunto de cursos e formação não conferentes de grau no âmbito da Educação Contínua, disponíveis em catálogo próprio.

 

Alojamento

Para quem frequenta uma das licenciaturas, mestrados ou mestrados integrados da Universidade do Porto e não tem condições económicas para alugar um apartamento na cidade, a U.Porto coloca ao seu dispor nove residências universitárias com capacidade para acolher cerca de 1200 estudantes. A Universidade reserva ainda um número limitado de vagas para estudantes que estejam a frequentar as nossas escolas ao abrigo de programas de mobilidade e acordos de cooperação.

O Serviço de Relações Internacionais da U.Porto acompanha todos os estudantes internacionais no processo de procura de alojamento na cidade, seja em apartamento próprio ou em residências universitárias.

Idiomas para estrangeiros

A U.Porto promove diversos cursos de português, em diferentes modalidades. Os estudantes estrangeiros da U.Porto podem acompanhar, por exemplo, um dos cursos intensivos de iniciação à língua portuguesa, que funcionam em setembro e em fevereiro. A carga horária total é de 60 horas, sendo emitido um certificado no final para os estudantes aprovados. Todos os anos, a U.Porto organiza ainda um Curso de Língua e Cultura Portuguesas para Estrangeiros. Este curso, que decorre entre outubro e junho, encontra-se estruturado em cinco níveis (iniciação, elementar, intermédio, avançado e superior), sendo complementado por visitas de estudo que visam proporcionar aos estudantes um contacto com aspetos socioculturais.

A inscrição no Curso Intensivo de Português e no Curso de Língua e Cultura Portuguesas para Estrangeiros prevê descontos especiais para os estudantes que estejam na U.Porto ao abrigo do Programa Erasmus +.