Universidade do Minho

UM

  • Misto
  • Membro de
  • BRAGA Largo do Paço. 4704-553 BRAGA.

Estudos destacados

Administração Pública

  • Licenciaturas

O 1º Ciclo em Administração Pública da Universidade do Minho oferece aos alunos uma formação sólida em fundamentos teóricos da Gestão Pública e das Políticas Públicas. Procura também desenvolver uma aprendizagem pragmática permitindo a aplicação de conhecimentos, competências e capacidades necessárias para enfrentar os desafios da gestão pública moderna....

6 semestres  |  Campus de Gualtar (Braga)

Arqueologia

  • Licenciaturas

A Licenciatura em Arqueologia da Universidade do Minho tem por objetivos: Proporcionar uma sólida formação de base no domínio da Arqueologia, capaz de representar e sustentar uma primeira aproximação ao mercado de trabalho Potenciar a aquisição e aplicação alargada de um conjunto de outras competências de alto valor social, suscetíveis de assumirem, igualmente, uma relevância profissional num conjunto...

6 semestres  |  Normal  |  Campus de Gualtar (Braga)

Biologia - Geologia

  • Licenciaturas

A Licenciatura em Biologia-Geologia dá aos seus licenciados preparação científica nas diferentes áreas da Biologia e Geologia. Este curso, oferece simultaneamente unidades curriculares em dois domínios científicos, procura alargar o acesso dos licenciados ao mercado de trabalho e habilita-os a colaborar em diversos sectores sócio-profissionais, tais como: Ambiente, Gestão e Conservação da Natureza,...

180 créditos  |  Normal  |  Campus de Gualtar (Braga)

HISTÓRIA

Fundada no ano de 1973, a Universidade do Minho recebeu os primeiros estudantes no ano letivo de 1975/76. Hoje, a Universidade é reconhecida pela competência e qualidade dos professores, pela excelência da investigação, pela ampla oferta formativa graduada e pós-graduada e pelo seu alto nível de interação com outras instituições. Por estas razões, a UMinho é um agente central na região, uma importante referência nacional e um parceiro reconhecido no panorama europeu e global. Localizada no Norte de Portugal, a Universidade tem um campus na cidade de Braga e outro na de Guimarães.

RANKINGS

Ranking The Times
Posição: 351 - 400

Prémios

Acontece na Universidade

A Universidade do Minho assume a produção de conhecimento científico como eixo estruturante da sua acção, entendendo-a também como meio de valorização da sua oferta educativa e da interacção com a sociedade.

A UMinho assume-se como universidade de investigação e essa definição tem sido reconhecida por avaliações realizadas por agências internacionais.

Na Universidade, a investigação organiza-se em centros de investigação, que são sub-unidades das unidades orgânicas de ensino e investigação.

A Universidade tem, neste momento, 32 centros de investigação financiados pela FCT, 3 dos quais integram Laboratórios Associados do Estado, e comporta também o Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, único instituto deste tipo a ter sede em Portugal.

Entre os Centros de Investigação da Universidade avaliados positivamente pela FCT incluem-se 8 centros com a classificação de Muito Bom e 9 com a classificação de Excelente. Cerca de 80% dos investigadores da Universidade econtram-se nos centros que obtiveram estas classificações.

 

Publicações

O RepositóriUM - repositório institucional da Universidade do Minho - disponibiliza um acervo crescente das publicações científicas produzidas na instituição.

O objectivo do RepositóriUM é armazenar, preservar, divulgar e dar acesso à produção intelectual da Universidade do Minho em formato digital e maximizar a visibilidade, uso e impacto da sua investigação através do Acesso Livre.

 

Inovar & Empreender

A Universidade do Minho reconhece e apoia a valorização do conhecimento como uma componente integral da sua missão. Promover a transferência de conhecimento e tecnologia para a Sociedade através de parcerias com empresas, licenciamento de propriedade industrial e apoio à criação de novas empresas intensivas em conhecimento - empresas spin-off - permite disponibilizar novos produtos, processos e serviços à Sociedade, com um claro impacto no desenvolvimento económico e na geração de emprego.

Este compromisso só é possível de implementar através de um conjunto alargado de iniciativas dinamizadas pela Universidade do Minho, que são aqui apresentadas.

Admissão

A candidatura ao ensino superior público realiza-se anualmente, nos termos do calendário aprovado, através de um concurso nacional organizado pela Direção-Geral do Ensino Superior. Todo o processo relacionado com a avaliação da capacidade para a frequência, bem como com a fixação dos critérios de seleção e seriação dos candidatos à matrícula e inscrição no ensino superior compete à Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Financiamento

Bolsas de Mobilidade

No âmbito dos Programas de Intercâmbio, existe a possibilidade de atribuição de apoio financeiro aos estudantes da UMinho dependendo do enquadramento em que se desenvolve a mobilidade.

No que respeita à mobilidade na Europa, os estudantes poderão beneficiar do apoio previsto nos Programas LLP/Erasmus e Erasmus Mundus, e os recém-graduados através do Programa Leonardo da Vinci.

Infelizmente, a UMinho não oferece apoio financeiro, a nível institucional, para estudantes estrangeiros. No entanto, no âmbito de alguns programas internacionais de 2º e 3º ciclos, há a possibilidade de obtenção de bolsas de estudo.

Alojamento

A Universidade do Minho disponibiliza alojamento para os seus estudantes, através das suas residências universitárias. Estas têm uma capacidade global de 1 389 camas, 847 em Braga e 542 em Guimarães. Os estudantes que pretendem pedir alojamento nas residências de Braga ou Guimarães deverão preencher uma Candidatura para Alojamento, em impresso próprio, a adquirir e entregar nos Serviços de Ação Social, no setor de alojamento.

Têm prioridade no acesso ao alojamento os alunos bolseiros dos SASUM e, entre estes, aqueles que apresentam uma situação económica mais debilitada.

A Universidade do Minho participa, também, no projeto Avóspedagem, que consiste no alojamento de jovens universitários, em habitações de seniores residentes no Concelho do Braga, com uma comparticipação simbólica nas despesas.