Universidade da Madeira

UMA

  • Público
  • Membro de
  • ILHA DA MADEIRA Colégio dos Jesuítas s/n. 9000-082 Funchal.

Estudos destacados

Arte e Multimédia

  • Licenciaturas

O primeiro ciclo de estudos em Arte e Multimédia vem actualizar as condições de formação dos criadores na área da imagem, que hoje têm à disposição, para além das tradicionais, as novas tecnologias digitais. Visa, assim, proporcionar aos alunos: - Um leque de conhecimentos acerca dos diversos campos teóricos e modos de actuação das artes, de forma a enquadrar e fundamentar as competências específicas de índole teórico-prática da sua formação. - O domínio das ferramentas e linguagens...

3 anos  |  Campus Universitário (Ilha da Madeira)

Biologia

  • Licenciaturas

- Proporcionar um conhecimento amplo e uma formação científica sólida em Biologia; - Assegurar a aquisição de competências práticas, através da formação laboratorial e trabalho de campo; - Desenvolver competências para recolher, seleccionar e - interpretar informação científica relevante, que os habilite a fundamentar as soluções que apresentam e os juízos que emitem, baseados em aspectos científicos e éticos; - Desenvolver as competências para transmitir informação, ideias, problemas e soluções...

3 anos  |  Pós-laboral.  |  Campus Universitário (Ilha da Madeira)

Bioquímica

  • Licenciaturas

O curso de 1º Ciclo em Bioquímica oferecido pela Universidade da Madeira faculta uma formação de base sólida em Bioquímica, a qual poderá, mais tarde, ser complementada com um curso de 2º ciclo. Como a Bioquímica significa a "Química da Vida", situando-se na fronteira entre a Química e a Biologia, o ciclo de estudos integra disciplinas fundamentais destas áreas, mas também da Matemática e da Computação. Para além da aquisição de conhecimentos, o curso proporciona o desenvolvimento de...

3 anos  |  Campus Universitário (Ilha da Madeira)

HISTÓRIA

A missão da Universidade da Madeira é encontrar soluções adequadas, num quadro de responsabilidade, equidade e sustentabilidade, que contribuam para o desenvolvimento e afirmação da Madeira e do País num mundo globalizado e dinâmico.

Alojamento

Os Serviços de Acção Social da Universidade da Madeira, concedem alojamento tanto em período de aulas, como de férias a:

Os alunos de Programa Erasmus, do Programa de Bolsas Santander Universidades, bem como outros alunos ao abrigo de Programa de Mobilidade e os Professores/Investigadores, deverão efectuar contacto prévio com o departamento da Universidade a que têm cabimento, solicitando alojamento Universitário.

Idiomas para estrangeiros

Português Língua Não Materna:

Comunicação Escrita e Oral em Alemão:

O curso coloca um enfoque acentuado na competência comunicativa. Aos alunos será exigido uma participação ativa, autónoma e criativa. Para que este objetivo seja atingido são muito importantes o Training e o language awareness, a reflexão contrastiva sobre a língua e uma abordagem intercultural. No final do curso, o aluno deve:

Consulta Psicológica

Tendo em consideração os novos desafios, exigências e problemas que se colocam às universidades, foi criado em Novembro de 2009, o Serviço de Consulta Psicológica da Universidade da Madeira (SCP-UMa).  Às universidades compete, acima de tudo, fornecer condições óptimas para o desenvolvimento de competências técnico-científicas, e de competências transversais (culturais e sociais) essenciais para a comunidade estudantil. 

É também esperado por parte das Universidades um papel mais activo, dinâmico e interveniente junto à comunidade em que se encontra inserida de modo a contribuir para a promoção do bem-estar social e emocional e para o desenvolvimento da comunidade.

Observatório de Emprego e Formação Profissional

O Observatório de Emprego e Formação Profissional da Universidade da Madeira (OE-UMa) é um organismo de aconselhamento da universidade, que se ocupa com a análise e o aconselhamento sobre os problemas de emprego e de formação dos diplomados da UMa. 

O OE-UMa acompanha o fenómeno do emprego, em termos quantitativos e qualitativos, tendo em conta a evolução das qualificações, de modo a avaliar os impactos sectoriais e regionais, bem como a eficácia dos instrumentos de política interna da UMa, no que concerne ao emprego e formação profissional.