Universidade de Coimbra

UC

  • Público
  • Membro de
  • COIMBRA Paço das Escolas null. 3000-300 Coimbra.

Estudos destacados

Conservação e Restauro

  • Licenciaturas

O Primeiro Ciclo de Estudos em Conservação e Restauro (Licenciatura) visa assegurar formação de “banda larga” numa área de conhecimento relativamente pouco preenchida em Portugal e, especialmente, na região Centro. Perante as necessidades do mercado de trabalho global e a pluralidade de especialidades científicas e tecnológicas, procura-se qualificar os estudantes para que, no futuro, enquanto profissionais, intervenham de forma...

3 anos  |  Diurno  |  Coimbra

Engenharia Física

  • Licenciaturas

A Licenciatura de Física tem por objectivo fornecer uma sólida formação científica em Física Clássica e Física Moderna e desenvolver competências que permitam ao futuro diplomado responder aos desafios de um leque diversificado de profissões. O 1º ciclo de estudos prepara o diplomado para prosseguir os estudos no 2º ciclo. Confere também formação suficiente para um conjunto de saídas...

3 anos  |  Diurno  |  Campus Universitário (Coimbra)

Estudos Portugueses e Lusófonos

  • Licenciaturas

A Licenciatura em Estudos Portugueses e Lusófonos tem por objectivo central proporcionar uma base de conhecimentos pluridisciplinares, que permita formar profissionais no domínio das humanidades. Compreender-se-á, por isso, que essa base matricial coincida, em grande parte com o perfil curricular dos cursos de Línguas modernas oferecidos pela Faculdade de Letras e, num âmbito mais alargado, com o conceito de formação em humanidades defendido por...

3 anos  |  Coimbra

HISTÓRIA

A Universidade de Coimbra começa a funcionar em Lisboa em 1308 é transferida para Coimbra, alternando entre as duas cidades até 1537, quando se instala definitivamente na cidade do Mondego.

Inicialmente confinada ao Palácio Real, a Universidade espraiou-se por Coimbra, modificando-lhe a paisagem, tornando-a na cidade universitária, alargada com a criação do Pólo II, dedicado às engenharias e tecnologias, e de um terceiro Pólo, devotado às ciências da vida. Estudar na Universidade de Coimbra é dar continuidade à história da matriz intelectual do país, que formou as mais destacadas personalidades da cultura, da ciência e da política nacional.

Com mais de sete séculos, a Universidade de Coimbra conta com um património material e imaterial único, peça fundamental na história da cultura científica europeia e mundial. Um património que a UC candidatou a Património Mundial da UNESCO.

RANKINGS

Ranking Shanghai Jiao Tong
Posição: 401 - 500

Ranking The Times
Posição: 351 - 400

Prémios

A Administração da Universidade de Coimbra orgulha-se dos seguintes prémios atribuídos à Universidade:

 2008

2007

2005

 Avaliação Q-Fit - Questionário de avaliação de desempenho organizacional, administrado pela APCER - pontuação global de 2,5 pontos (óptimo desempenho).

2004

Alojamento

A Universidade de Coimbra através dos Serviços de Ação Social (SASUC), oferece alojamento em residências universitárias nos seus três pólos dentro da cidade, bem próximas das Faculdades, Centros de Investigação e outros espaços de estudo. As residências estão mobiladas e equipadas e têm tratamento semanal de roupa de cama e atoalhados, oferecendo grande conforto e segurança aos estudantes.

Nas três residências reservadas para os estudantes internacionais, pagará 165,90 euros mensais por um quarto duplo, 264,60 euros mensais por um quarto individual, ou 265,86 euros mensais por um quarto duplo de utilização individual. Estes preços mensais incluem todas as despesas de água, luz, gás, internet, televisão, muda semanal de roupa de cama e atoalhados de banho, utilização de cozinha equipada com micro-ondas, frigorífico, fogão, exaustor, utilização de máquina de lavar e secar roupa, tábua e ferro de passar, acesso a sala de estudo.

Idiomas para estrangeiros

Programa Preparatório em Língua Portuguesa:

O Programa Preparatório em Língua Portuguesa (PPLP) é dirigido a estudantes que foram aceites na UC com base em exames reconhecidos (por exemplo: Gaokao, Liankao, A-Level) mas que não possuem conhecimentos de língua portuguesa no nível requerido (nível B2 de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas).

Este programa fornece uma formação intensiva e acompanhamento personalizado para o desenvolvimento de competências em língua portuguesa. O PPLP é oferecido pela Faculdade de Letras da UC, que iniciou os seus cursos de Língua Portuguesa para estrangeiros há 90 anos e possui investigação e formação avançada na área do ensino da língua portuguesa como língua não materna.