Universidade da Beira Interior

UBI

  • Público
  • Membro de
  • CASTELO BRANCO Rua Marquês d'Ávila e Bolama. 6201-001 Covilhã Covilhã.

Estudos destacados

Bioengenharia

  • Licenciaturas

- Fornecer uma formação sólida, especializada e actualizada em Bioengenharia que prepare os alunos para desempenhar funções técnicas e científicas nesta área e afins. - Dotar os estudantes de autonomia, espírito crítico e criatividade que facilite a sua integração num mercado de trabalho nacional e internacional em constante mutação. - Oferecer um amplo leque de possibilidades de...

3 anos  |  Diurno.  |  Campus Universitário (Castelo Branco)

Bioquímica

  • Licenciaturas

A Bioquímica promove o estudo da estrutura, organização e funções de seres vivos em termos moleculares. A Licenciatura em Bioquímica, tem como objetivo principal proporcionar uma sólida formação, teórica e experimental, de conhecimentos fundamentais em Bioquímica, de modo a permitir a formação de quadros de elevado nível habilitados a exercer atividade profissional em áreas...

6 semestres  |  Diurno.  |  Campus Universitário (Castelo Branco)

Biotecnologia

  • Licenciaturas

A Licenciatura em Biotecnologia tem como objetivo preparar profissionais com uma formação científica, técnica, humana e cultural adequada à sua inserção num mercado de trabalho diversificado. Esta licenciatura confere uma formação sólida e integrada em ciências básicas, assim como uma formação atualizada nos diversos domínios da Biotecnologia, de forma a permitir aos futuros...

3 anos  |  Diurno.  |  Campus Universitário (Castelo Branco)

HISTÓRIA

Missão: A Universidade da Beira Interior tem como missão “Promover a qualificação de alto nível, a produção, transmissão, crítica e difusão de saber, cultura, ciência e tecnologia, através do estudo, da docência e da investigação”.

Visão: A UBI deverá assumir-se como uma comunidade viva e vibrante, reconhecida pela qualidade do seu desempenho no ensino, na investigação e na transferência de conhecimento, e com um forte compromisso com a região.

Ambicionamos uma universidade:

Admissão

As candidaturas a licenciaturas e mestrados integrados irão decorrer de 20 de julho a 7 de agosto através do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior.

A UBI tem ao dispor do candidato um gabinete de acesso no qual poderão ser esclarecidas dúvidas sobre o concurso nacional de acesso, fazer pedido de senha ou resolver problemas com a senha, candidaturas através de regimes especiais e contingentes.

Alojamento

A rede de residências universitárias, apartamentos e suites dos SASUBI destinam-se a alojar os estudantes deslocados, matriculados na Universidade da Beira Interior e, preferencialmente, bolseiros. Estas residências possuem uma diversidade de ofertas que poderá ser do interesse do estudante e cujas candidaturas são formalizadas numa base anual, nos períodos definidos pelos serviços, e a sua análise tem por base os critérios de avaliação definidos no regulamento das residências universitárias dos SASUBI.

Rede de Residências:

Os SASUBI dispõe atualmente de sete residências universitárias, com um total de 810 camas, para uso dos estudantes deslocados da universidade, com preferência para bolseiros e estudantes portugueses e estrangeiros de outras universidades e/ou de programas de mobilidade ou outros.

Biblioteca

A primeira Biblioteca da UBI (1982), então Instituto Politécnico da Covilhã, encontrava-se situada no Polo I e tinha uma área com cerca de 742 m2. Com o crescimento da universidade, foi aberta ao público em 1996 uma biblioteca departamental – Biblioteca de Ciências Sociais e Humanas – situada no Polo Ernesto Cruz. Em novembro de 2001, foi inaugurada pelo Presidente da República Jorge Sampaio a nova Biblioteca Central; materialização de um sonho antigo, tornou-se realidade com a adaptação do edifício do Séc. XIX onde se encontravam os Serviços Municipalizados da Covilhã.


Tanto a beleza dos seus espaços como todos os recursos através dela disponibilizados à população universitária e à população da região fazem com que esta biblioteca tenha uma taxa de frequência bastante elevada. Constituída por uma área de 6000 m2 repartida por 5 pisos, dispondo de cerca 600 lugares de estudo, onde os seus utilizadores podem usufruir dos seus fundos bibliográficos, a Biblioteca Central é a evidência que as universidades são permanentes centros de recursos, não só para o ensino superior, mas também para a restante Comunidade.

Capelania

A Capelania da UBI é um espaço cristão, aberto a todos os universitários apesar da sua confissão religiosa. Um local de encontro para aprofundar a fé, as relações humanas, a reflexão sobre a vida e as inquietudes a ela associadas.

A Capelania da UBI oferece um atendimento personalizado de diálogo acerca das questões pessoais, confissão, discernimento, entre outras.

Centro de Formação Interação UBI Tecido Empresarial

O CFIUTE – Centro de Formação Interação UBI Tecido Empresarial, tem por objetivo a formação de empresários, trabalhadores do setor público e privado, colaboradores e alunos da UBI, bem como incentivar e reforçar a cooperação entre a Universidade e as empresas.

Centro de Óptica

O Centro de Ótica da Universidade da Beira Interior, COUBI, foi criado em 1994 com os objetivos de promover e apoiar a investigação e o desenvolvimento (I&D) científico e tecnológico nos domínios da Ótica e da Caracterização e Análise de Materiais.
Estes objetivos dividem-se em duas vertentes:

- A investigação e o desenvolvimento científico e tecnológico nas diversas Unidades de I&D e Departamentos da Universidade;

- A prestação de serviços ao exterior, nomeadamente solicitações de outras Universidades, Laboratórios, Centros de Investigação, Organismos e Empresas Públicas e Privadas.

O COUBI reúne para tal meios humanos e laboratórios com meios materiais avançados para preparação e análise de amostras específicas, tendo em vista a sua caracterização física, química e microestrutural.

Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem

O CREA, Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem, é uma unidade de investigação, apoio ao ensino e prestação de serviços na área do audiovisual.

O setor de apoio ao ensino coordena e gere todos os meios audiovisuais da UBI.

O CREA funciona ainda como laboratório para várias disciplinas, integrando nas suas instalações as seguintes estruturas: estúdio de televisão com teleponto, estúdio de rádio, laboratório de jornalismo online, laboratório multimédia e salas de pós-produção de vídeo digital e “Betacam SP”. O CREA coordena o canal interno de televisão e gere o equipamento de captação de imagem composto por câmaras Betacam SP, DVCPRO, DVCAM e HDV. 

No setor de prestação de serviços ao exterior, este centro produz filmes, CDs e DVDs de natureza científica, didática e institucional.