Universidade Autónoma de Lisboa

UAL

  • Privado
  • Membro de
  • LISBOA Rua de Santa Marta Avenida da Liberdade Marquês de Pombal 56. 1169-023 Lisboa.

Estudos destacados

Administração de Unidades de Saúde

  • Licenciaturas

Objetivos gerais do ciclo de estudos: - Dotar os discentes de um conjunto de conhecimentos e de competências que possibilitem a realização de uma gestão eficiente de recursos nas Unidades de Saúde, promovendo a produção eficiente e eficaz de cuidados de saúde nas Unidades assim como a solução de possíveis falhas na gestão de recursos humanos, financeiros, instalações, materiais e equipamentos ou tecnologias de informação; - Contribuir, de forma decisiva, para que as Unidades de Saúde tenham...

6 semestres  |  Campus universitario (Lisboa)

Administração e Gestão Desportiva

  • Licenciaturas

A Licenciatura em Administração e Gestão Desportiva destina-se à formação do profissional de Desporto e pretende dotá-lo de conhecimentos e competências de planeamento, organização, administração, gestão e operacionalização de actividades desportivas, bem como da preparação de base de futuros docentes e investigadores operacionais.

6 semestres  |  Campus universitario (Lisboa)

Arquitectura

  • Licenciaturas

Tendo licenciado os seus primeiros estudantes em 2004, o Departamento de Arquitectura formou até hoje cerca de uma centena de arquitectos que se encontram a trabalhar nos contextos mais diversos em todo o país e no estrangeiro. Através do seu corpo docente, apoiamos os alunos finalistas na busca de um estágio profissional exigido pela Ordem dos Arquitectos, em gabinetes e instituições qualificadas que permitam abrir melhores perspectivas profissionais para os arquitectos recém-formados.

6 semestres  |  Campus universitario (Lisboa)

Ciências da Comunicação

  • Licenciaturas

6 semestres  |  Campus universitario (Lisboa)

Direito

  • Licenciaturas

A licenciatura em Direito procura alcançar quatro objectivos específicos, nomeadamente: - Habilitar os licenciados com conhecimentos sólidos do sistema de Direito interno, bem como do internacional e comunitário, no campo teórico como no prático. - Formação orientada para a praxis da ciência jurídica, através da aprendizagem participada das principais matérias do direito positivo. - Propiciar uma formação interdisciplinar, através da integração de áreas como a Economia, a Ciência Política e...

3 anos  |  Campus universitario (Lisboa)

Economia

  • Licenciaturas

O objectivo do curso de economia consiste, em termos gerais em proporcionar aos alunos as melhores oportunidades de desenvolver pessoal e profissional. Consideram-se os seguintes objectivos específicos: - Dotar os alunos da formação básica em gestão, preparando-os para enfrentar o exigente mundo empresarial; - Desenvolver competências em outras áreas essenciais como a matemática e a estatística, a economia, a metodologia científica, as ciências sociais e humanas, direito e línguas...

6 semestres  |  Campus universitario (Lisboa)

Engenharia Informática

  • Licenciaturas

A licenciatura em Engenharia Informática tem como objectivo a formação inicial Engenheiros Informáticos. Este tipo de profissional deve manifestar um vasto conhecimento sobre Sistemas e Tecnologias de Informação, as suas potencialidades, limitações e vantagens comparativas. Sabendo tirar o melhor partido das tecnologias informáticas e, mediante a sua integração, deve ter as competências necessárias para construir soluções de elevada qualidade e funcionalidade.

6 semestres  |  Campus universitario (Lisboa)

Gestão

  • Licenciaturas

- Dotar os alunos da formação básica em gestão, preparando-os para enfrentar o exigente mundo empresarial; - Desenvolver competências em outras áreas essenciais como a matemática e a estatística, a economia, a metodologia científica, as ciências sociais e humanas, direito e línguas estrangeiras; - Estimular o espírito de investigação e o desenvolvimento das competências comportamentais, como o trabalho em equipa, a liderança, a motivação, etc.; - Motivar os alunos licenciados a prosseguir os...

6 semestres  |  Campus universitario (Lisboa)

Gestão e Administração Pública

  • Licenciaturas

O 1º ciclo da Licenciatura em Administração e Gestão Pública visa a aquisição de conhecimentos, competências e capacidades decorrentes da necessidade de uma gestão pública mais eficiente e eficaz, no quadro da modernização da Administração Pública, nomeadamente no âmbito da gestão de recursos humanos, da relação laboral, da contratação pública e da implementação de sistemas de informação capazes de apoiar uma gestão financeira optimizada dos recursos públicos disponíveis. Pretende ainda...

3 anos  |  Campus universitario (Lisboa)

História

  • Licenciaturas

Ao futuro licenciado deverá ser despertado o interesse para a formação contínua, que será incentivado pelas regras de avaliação, visando a sua adequada preparação para a vida profissional de acordo com as regras do mercado e as exigências das entidades empregadoras. Pretende-se, ainda, que os discentes se sintam motivados a prosseguir a sua formação académica procurando um curso de pós-graduação, de especialização, de mestrado ou doutoramento, nesta Universidade ou noutra nacional ou...

6 semestres  |  Campus universitario (Lisboa)

HISTÓRIA

A Universidade Autónoma de Lisboa, criada em 13 de Dezembro de 1985, é a mais antiga Universidade privada do país, com mais de três décadas de experiência ao serviço da comunidade académica e estudantil.

Com um corpo docente de excelência e uma ampla e ecléctica oferta formativa composta por licenciaturas, pós-graduações, mestrados e doutoramentos, a UAL forma cidadãos do mundo.

Num quadro de referência nacional e internacional, em ambiente de reconhecida multiculturalidade, é uma realidade incontornável no ensino superior em Portugal, sendo promotora de um ensino tecnologicamente apoiado, da investigação científica em rede, da articulação com a esfera empresarial, da mobilidade internacional e da vida académica cultural e artística.

Biblioteca

A Biblioteca é constituída por dois núcleos maiores: a Biblioteca Central, em Santa Marta, e a Biblioteca de Arquitectura e do Instituto de Artes e Ofícios, em Campo de Ourique.É uma estrutura que se caracteriza cada vez mais por uma postura que se traduz em deslocalizar-se e não apenas em esperar que a procurem, numa atitude pró-activa.

O acervo é múltiplo em formatos, físicos e virtuais, quer de produção externa, a que se acede através das Bases de Dados assinadas, quer da produção interna, através do Repositório Institucional, quer do espólio físico, disponível para empréstimo domiciliário. Aos recursos electrónicos, disponíveis e acessíveis independentemente do local, juntam-se a Testoteca, a Videoteca e um conjunto de instrumentos específicos para cada área do conhecimento.

Centro Informático

A partir de hoje toda a Comunidade Académica dispõe do acesso ao OneDrive.

Com espaço Ilimitado na Cloud para todos os alunos e docente.

Para mais informações clique AQUI ou dirija-se ao Centro de Informática.

Erasmus

O objectivo é proporcionar aos nossos alunos a oportunidade de estudar um ou dois semestres em universidades parceiras internacionais e beneficiar de um ambiente multicultural. 

O mesmo se aplica aos nossos docentes, visto o programa Erasmus contemplar igualmente o apoio à mobilidade de professores através da atribuição de bolsas para missões de ensino de curta estadia (mínimo 8 horas de docência até um máximo de 5 dias por semana) em universidades com as quais a UAL tem protocolos.

Estacionamento

A Universidade Autónoma de Lisboa celebrou um protocolo com a APARC pelo qual os estudantes beneficiam de condições especiais de estacionamento* das suas viaturas nos parques dos hotéis Inspira e Avenida da Liberdade 245, mediante apresentação do cartão de aluno.

Gabinete de Aconselhamento e Promoção da Saúde - GAPS

O Departamento de Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa criou, desde 2001, o Gabinete de Aconselhamento e Promoção da Saúde – GAPS. Este oferece a alunos, professores e colaboradores  um serviço de aconselhamento cujaessência consiste em  ajudar a desenvolver potencialidades, permitindo à pessoa ultrapassar as dificuldades pessoais.

Gabinete de Relações Internacionais

O Gabinete de Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) coordena as relações exteriores institucionais da Universidade, acompanhando e apoiando as iniciativas de internacionalização da mesma. 

Destaca-se a coordenação de programas e redes internacionais de mobilidade de alunos, professores e funcionários através do programa Erasmus+ e de protocolos com universidades fora da Europa, com particular destaque para o Brasil. 

O Gabinete coordena serviços de tradução e de revisão para apoio a actividades de investigação internos e candidaturas a projectos financiados. O GRI apoia igualmente a organização de conferências internacionais e coordena o envolvimento da UAL em várias redes internacionais, incluindo:

- European University Association (EUA).
- EuropeanUniversityAssociation (EUA)/ Council for Doctoral. 
- Education (CDE).
- European Association for Lifelong Learning.
- European Association for International Education.