Politécnico do Porto

P.PORTO

  • Instituto Politécnico
  • Misto
  • Membro de
  • PORTO R. Dr. Roberto Frias, 712 null. 4200-465 .
  • 18.500 alunos

Estudos destacados

Análises Clínicas e Saúde Pública

  • Licenciaturas

O técnico de Análises Clínicas e Saúde Pública (ACSP) desempenha um importante papel nos cuidados de saúde atuais, ajudando a preservar a saúde e prevenir e/ou combater a doença, no indivíduo e na comunidade. Trabalha em equipas multidisciplinares no rastreio e diagnóstico da doença, na avaliação da efetividade do tratamento, na monitorização e controlo de terapêuticas/ drogas e de alimentos, na pesquisa das causas e curas da doença, no âmbito da Patologia Clínica, Hematologia Clínica,...

8 semestres  |  Diurno.  |  Porto

Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica

  • Licenciaturas

O técnico de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica (APCT) tem primordialmente uma atividade laboratorial, contribuindo para a prevenção, o rastreio, o diagnóstico e o prognóstico da doença. Para isso ele planeia, recolhe, prepara os tecidos e células colhidos no organismo, vivo ou morto, e aplica métodos e técnicas para observação macroscópica, microscópica e ultra-estrutural, com vista ao diagnóstico anátomo-patológico, ensino e investigação.

8 semestres  |  Porto

Artes Visuais e Tecnologias Artísticas

  • Licenciaturas

Esta licenciatura apresenta um currículo de estrutura transversal e transdisciplinar, no âmbito das artes visuais e plásticas, que visa habilitar os estudantes com competências técnicas, operativas e teóricas nos domínios das artes. Prepara para uma prática profissional direcionada para as áreas artísticas, através da criação de projetos de responsabilidade individual. Capacita também os licenciados para atividades profissionais criativas, diversificadas e fundamentadas, no âmbito de uma...

3 anos  |  Porto

Assessoria e Tradução

  • Licenciaturas

- Assessoria de Direção; - Coordenação Técnica de Serviços e Gabinetes de Comunicação; - Organização de Eventos Internacionais; - Tradução em Instituições Públicas, Privadas e Gabinetes de Tradução; - Revisão e Edição de Texto; - Interpretação em Instituições Públicas e Privadas; - Mediação Intercultural em Organismos Nacionais e Internacionais; - Administração Pública.

6 semestres  |  Porto

Cardiopneumologia

  • Licenciaturas

O cardiopneumologista pode exercer a sua profissão em: - Hospitais públicos e privados; - Centros de Saúde e Unidades de Saúde Familiares; - Clínicas e Consultórios; - Unidades de Emergência Médica; - Farmácias Comunitárias; - Empresas Comerciais de Produtos Clínicos; - Laboratórios Farmacêuticos: - Informação Médica; - Instituições com Medicina do Trabalho (empresas, fábricas); - Centros de Medicina Desportiva; - Clubes Desportivos; - Docência; - Investigação.

8 semestres  |  Campus Universitario (Porto)

Ciências do Desporto

  • Licenciaturas

- Proporcionar uma formação e os instrumentos necessários para o desempenho competente de atividades de caráter profissional no âmbito das atividades físicas e desportivas; - Proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre os fatores fisiológicos, psicológicos, biomecânicos, comportamentais e sociais determinantes na prática das atividades físicas e desportivas; - Preparar para uma prática profissional em que se atue de forma ética, com espírito crítico e criativo, numa perspetiva de formação...

6 semestres  |  Porto

Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação

  • Licenciaturas

Este curso forma técnicos de nível superior qualificados em Biblioteconomia, Arquivo, Documentação e Informação. Forma quadros com competências técnicas de elevado nível, incluindo a capacidade de gerir documentos e informações em diversos setores de atividade, aptos para o trabalho em equipa e para a mobilidade profissional. Prepara profissionais capazes de desenvolver formação contínua especializada, e uma cultura técnica, científica e humanista aberta à internacionalização. Prepara...

6 semestres  |  Porto

Ciências Empresariais

  • Licenciaturas

É objetivo desta licenciatura a formação nas seguintes competências específicas: - Conhecer as diversas estruturas empresariais e atuar aos níveis de marketing e das novas tecnologias de informação; - Atuar ao nível da gestão corrente e operacional, sendo capaz de elaborar, entre outros, planos de investimento; - Intervir no âmbito da consultadoria fiscal e financeira, no mercado de capitais (nacional e internacional) e aos níveis organizacional, logístico e humano das empresas; - Aplicar os...

6 semestres  |  Porto

Comércio Internacional

  • Licenciaturas

A licenciatura em Comércio Internacional tem como objetivos fundamentais assegurar a formação e preparação de profissionais com competências de base nas diferentes áreas funcionais das empresas e organizações, sejam elas de natureza privada ou pública, nacional ou internacional.

6 semestres  |  Porto

Comunicação Empresarial

  • Licenciaturas

A relevância crescente da Comunicação Empresarial, nos últimos anos, deve-se à consciencialização do enfoque sobre uma área que privilegia os Estudos de Empresa, de Organizações e de Instituições numa perspetiva intercultural e multicultural. Uma política de comunicação eficaz tem uma importância fundamental para a projeção pública e difusão mediática das empresas, da coesão e liderança internas e da qualidade e competitividade.

6 semestres  |  Porto

HISTÓRIA

Politécnico do Porto é hoje a quarta maior Instituição de Ensino Superior em termos de procura e a quinta em termos de dimensão. O P.PORTO apresenta um portefólio formativo adequado às expectativas de cada um, às necessidades sociais, do mercado de trabalho e em sintonia com a evolução científica, tecnológica e cultural.
 
Esta oferta abrange oito clusters, em oito Escolas distribuídas por três campus em cinco cidades. São, ao todo, 56 licenciaturas, 62 mestrado e 56 pós-graduações em oito áreas de saber: engenharia; ciências empresariais; educação; artes; tecnologia e gestão; saúde; hotelaria e turismo; e media artes e design. Dados do CNAES: 3.010 vagas, 18.030 candidaturas, 2.999 colocados, 99,63% preenchimento vagas iniciais.
 
Um universo de 22 mil pessoas estuda, ensina e investiga diariamente nas 8 Escolas e 25 Centros de Investigação do P.PORTO.
 
ISEP - Instituto Superior de Engenharia do Porto
ISCAP - Instituto Superior de Contabilidade e Administração
ESE - Escola Superior de Educação
ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo
ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão
ESS - Escola Superior de Saúde
ESHT - Escola Superior de Hotelaria e Turismo
ESMAD - Escola Superior de Media Artes e Design