Teatro e Cinematografia
Quem faz Teatro pode trabalhar como dramaturgo, diretor, produtor, cenógrafo e figurinista, terapeuta, dublador, crítico, entre outras funções. O profissional ainda pode dar aulas em escolas ou em cursos livres. Um outro mercado emergente para os profissionais formados são as empresas, que buscam essas pessoas para se envolverem em projetos voltados aos funcionários.
Os formados em teatro também têm grande espaço em projetos governamentais, principalmente focado em iniciativas para o ensino público, fazendo com que as crianças e adolescentes tenham mais contato e interesse por esse tipo de cultura.
Dentre as disciplinas que serão encontradas durante o curso, estão: Expressão Corporal, Técnica Vocal, Interpretação Dramática, sempre com o cuidado de mesclar questões teóricas e práticas. O curso trabalha muito com ambos os lados para que o profissional formado seja bom no quesito de atuação, mas ao mesmo tempo tenha uma boa base teórica e consiga pensar criticamente sobre sua profissão.
Ao se interessar pelo curso de Teatro, é importante analisar previamente a grade curricular de cada uma das instituições de ensino, porque algumas delas fornecem uma formação geral, enquanto outras focam em determinados segmentos da área. Se o estudante já sabe o que quer cursar, é interessante procurar um curso que já contemple a maior parte da grade para a área de maior interesse.
Já quem se especializa em Cinema pode atuar na produção de filmes, propagandas, novelas e documentários. O profissional ainda pode ficar responsável pelo roteiro, cenografia, figurino, edição de som, iluminação, direção de arte, animação, entre outros campos. Ele pode atuar nas produtoras de filme e nas emissoras de televisão e rádio. Os museus, centros culturais e escolas também são espaços de forte atuação profissional, já que os formados em Cinema podem criar projetos voltados para os públicos desses locais.
O curso de Cinema também é conhecido como Audiovisual em algumas instituições de ensino. Na grade curricular, predominam aulas práticas, que ocorrem em laboratórios para os alunos atuarem em atividades como sonorização e fotografia, aplicando de fato o que aprendem nas aulas teóricas.
Entre as disciplinas presentes no curso, estão: Direção, Documentação, Redação do Roteiro, Montagem, História do Cinema etc. É importante analisar a grade curricular de cada uma das instituições no momento da escolha de qual é a ideal para o estudante, com o objetivo de entender qual o enfoque do curso que ingressará. Por ter muitas disciplinas práticas, é fundamental que o aluno se identifique com a maior parte delas, para ter um bom desempenho no curso e uma forte identificação como profissional.
Esses profissionais podem atuar dando aulas em cursos livres e na elaboração de projetos pedagógicos. Algumas disciplinas que compões a grade, diferentes do bacharelado, são as voltadas para o universo pedagógico.
Estudos destacados

- Mestrados

- Pós-Graduações

- Licenciaturas


- Mestrados

- Licenciaturas

- Mestrados

- Doutoramentos

- Mestrados
